quarta-feira, 15 de julho de 2020

CEMAS -MOSSORÓ


O CEMAS – Centro de Multiplicação de animais silvestres foi criado em 1989 para fomentar a pesquisa e o ensino com animais silvestres, especialmente catetos, cutias, preás e emas. No CEMAS, os animais são cuidados com muito carinho, respeito e servem de modelo para pesquisas científicas sobre a sua biologia e conservação

QUEM SÃO OS CATETOS, CUTIAS, PRÉAS E EMAS?

CATETOS, conhecidos cientificamente como Pecari tajacu, são mamíferos pertencentes a família Tayassuidae. São animais sociais que vivem que grupos de 5 a 25 indivíduos e podem pesar cerca de 20kg. Os CATETOS ocorrem em todos os biomas brasileiros, são importantes dispersores de sementes e são considerados indicadores de qualidade ambiental.
A CUTIA é um mamífero roedor da família dos Dasiproctídae. No Brasil, existem sete espécies, todas terrestres e de hábitos noturnos. Durante o dia, a CUTIA se abriga em tocas de outros animais ou ocos de paus. Seu peso varia entre 1,5 e 6 kg e ela pode medir até 64 cm. A CUTIA costuma enterrar sementes de frutos, que desenterra em tempos de escassez. Por isso, é considerada importante dispersora de sementes.

VOCÊ SABIA QUE, EM CASO DE PERIGO, AS CUTIAS EMITEM UM SOM SURDO ESTRIDENTE?

A EMA ou Rhea americana é uma ave corredora da família Rheidae. Embora possua grandes asas, não voa. É a maior espécie de ave existente no Brasil, medindo até 1,4m de altura. Tem o pescoço e as canelas compridas. Os machos têm o pescoço e o peito negros. Ocorre principalmente em áreas de cerrado e por ter sido intensivamente caçada, é pouco frequente na natureza. As EMAS são onívoras, alimentando-se de sementes, folhas, frutos, insetos, roedores, moluscos e outros pequenos animais.

VOCÊ SABIA QUE AS EMAS COMEM MUITAS PEDRINHAS PARA AJUDA-LAS NA TRITURAÇÃO DO ALIMENTO?

Visita Técnica: Cemas da UFERSA Objetivo da Prática: (i) conhecer o CEMAS; (ii) entender a importância do CEMAS para o desenvolvimento de pesquisa científica no Brasil e (iii) reconhecer a importância de catetos, cutias, preás e emas para a dispersão de sementes e equilíbrio ambiental.
FONTE – SITE DA UFERSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
ESTE É O LXXIII BLOG DO STPM JOSÉ MARIA DAS CHAGAS - MOSSORÓ-RN